sábado, 13 de agosto de 2016

3 QUILOS DE COXÃO MOLE



A chuva molhava a cidade havia 15 dias, contrariando a meteorologia que sugere setembro como mês de estiagem e seca. Até as flores, anunciadoras da primavera, estavam encharcadas!

Naquele tempo, meu pai era carpinteiro... Nos dias chuvosos os trabalhos em madeiramentos e carpintaria eram escassos. 

E atravessamos aquele setembro chuvoso, sem dinheiro, comendo arroz e caldo de fubá. Minha mãe, num ato de confiança e fé, esboçou o desenho de um sol no quintal e, dentro dele, quebrou um ovo, dizendo que era pra Santa Clara!

Lembro-me do dia em que meu pai à mesa, com o coração esperançoso, nos prometeu:

- Assim que eu receber o primeiro pagamento, depois da chuvarada, vou comprar carne pra gente comer!

Tão logo recebeu o pagamento semanal, o velho José, num ensolarado 14 de setembro, me chamou pra ir com ele ao açougue... Com a cabeça erguida e peito estufado pediu com voz altiva pro Seu Orlando do açougue:

- Pesa 3 quilos de coxão mole e corta pra bife, Seu Orlando, hoje quero dar um banquete pra minha criançada!

Minha mãe preparou um almoço inesquecível e felizes, feito pintinhos revirando lixo, nos saciamos!

Quanta luta o velho José peleou pra nos criar... Um guerreiro de coração ímpar e atitudes grandiosas!

Hoje, mais de quarenta anos depois, nesse mesmo 14 de setembro, percebo a ausência do velho José, mesmo assim sentiremos sua presença, e pra relembrar, irei ao supermercado e pedirei em voz alta:

- Por favor, pesa 3 quilos de coxão mole e corta pra bife, hoje quero homenagear meu pai!

2 comentários: