sexta-feira, 27 de julho de 2012

ANTES QUE EU FECHASSE A PORTA!


 As duas apareceram juntas na festa de um parente em comum, na Vila Boa Esperança. Sem querer ser deselegante notei que aparentavam quase a minha idade - talvez mais, talvez menos.

 Eu as conhecia de vista, desde os anos 80, nada além.  Fiquei um tanto incomodado ao vê-las de mãos dadas... Nunca radicalizei, mas confesso: às vezes olhava atravessado para pessoas com essa “diferença”!

 Ao vê-las o preconceito quis despertar e gritar nos meus ouvidos: - Como assim?

A presença daquele casal, em nossas reuniões familiares, tornou-se constante. Com essa aproximação percebemos tratar-se de pessoas absolutamente “normais” e que: tinham carnês a pagar - trabalhavam como nós e, como nós brigavam, choravam e sonhavam os sonhos de qualquer mortal.

 Ao visitá-las outra constatação: Em seus jardins havia borboletas, as fotografias na parede retratavam suas origens e amor à família... Percebemos, descansando na estante, os nossos autores preferidos e o aparelho de som parecia conhecer nossos cd’s.

 Fomos estreitando a amizade, paulatinamente. Sentamo-nos várias vezes à mesa para intermináveis sessões de cacheta... Brincamos, jogamos conversa fora e rimos, rimos muito.  Descobrimos, aos poucos, o quanto essas meninas são gigantes em envergadura moral e companheirismo... Descobrimos, também, que opção sexual nada tem a ver com caráter, ética e respeito. 

Presumo que lutaram contra isolamentos, discriminações e intolerâncias, e tiveram que, além de atravessar desertos, sobreviver num mundo que considero uma verdadeira “faixa de Gaza”.

Ainda bem que, antes que eu fechasse a porta, se tornaram nossas amigas. Se no amor, como na vida, nossa única obrigação é sermos felizes é justo, também, que cada um busque sua felicidade da maneira que melhor lhe convier.

- Vocês estão mais que certas - minhas grandes amigas! 

- O Neruda devolvo semana que vem, prometo!

- Ah, comprei um baralho novo!

2 comentários:

  1. É isso aí meu amigo João Neto, cada um no seu quadrado. Sem preconceito!
    Abraço
    Alcir
    ah, ficou fácil postar comentário agora!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, opção sexual não tem nada a ver com caráter, isso foi imposto na nossa cabeça por nossos ancestrais e pela grandiosa igreja que sempre serviu apenas para semear guerras, brigas, matanças e intolerância.

    ResponderExcluir