terça-feira, 28 de outubro de 2014

MURO DE BERLIM


Perdemos a oportunidade da mudança... Perdemos a chance de dizer não aos ladrões, corruptos, salafrários que por anos roubam, zombam e tripudiam! Pronto e acabou!

A verdade é que o norte/nordeste não se resume a Genoíno, Lula, Sarney, Collor, Renan, e etc... Querer culpar os nordestinos pela derrota é um ato covarde, de tremenda burrice e insanidade... A única culpa, se houver, é da exploração a qual nossos nordestinos sempre foram submetidos.

Há quanto tempo ouvimos falar da tal “indústria da seca” (uma eterna roubalheira), das promessas de transposições, das cisternas, poços artesianos, chuvas milagrosas e etc.. Tudo, absolutamente tudo, argumentos nefastos para repasse de verbas que jamais chegaram - pelo menos, aos necessitados!

Não... O ônus da derrota não é deles, definitivamente não!

O que sobrou aos nossos nordestinos senão pedir chuva, aos céus, pra plantar e colher?

Nada, nada, nada, aliás, sobrou sim! Sobrou este cabresto chamado “bolsa família”, porém, pra alguns deles a única chance de comida na mesa, isto é fato! Mais uma vez, vítimas eleitorais da arma: exploração!

Trabalhadores que esperam, pelo menos, uma gota pra preparar a terra... Trabalhadores que passam sede e fome... Trabalhadores que contra a vontade, muitas vezes, se obrigam a deixar suas origens para “tentar a sorte” (camelar) em terras estranhas!

Sabe quem, literalmente, construiu a “gigante” São Paulo, por exemplo? Pois é! Sim! Foram eles: os “cabras arretados” norte/nordestinos. Euclides da Cunha profetizou: “o sertanejo é, acima de tudo, um forte”!

Agora esse papo de separatismo? Pra cima de mim não, Mané! Não tolero nem admito tal proposta... O Brasil é nossa casa, e eu, me recuso a colocar um “muro de Berlim” em meu quintal.

Não abro mão dos nordestinos que embalaram e embalam meus sonhos - e minha poesia... Como, em sã consciência, eu me separaria do Armando Nogueira, Chico Anísio, Ferreira Gullar, Catulo, Santana Filho e os rios de nossas vidas?

Eu, sem Suassuna e seu mundo fantástico? Sem poder aprontar por aí com Chicó e João Grilo, meus preferidos? Nem fudendo ‘mermão’, nem fudendo!!

Eu, sem os filhos de Dona Canô, Chico César, Raulzito, Fagner, Zé Ramalho, Zé Geraldo e Zeca Baleiro pra cantarem nossos sonhos?  Eu sem Moraes Moreira e Alceu? Me poupem, to fora!

Abaixo assinado pra criação de República Farroupilha, República dos Pampas ou República da Puta que o Pariu?

Comigo não – enfiem no rabo!

Por aqui sigo ouvindo “Fotografia 3x4” com o Belchior!




9 comentários:

  1. Ótimo texto, João. Apesar de divergimos sobre alguns pontos, o tema principal concordamos, separar o Brasil além de ser inconstitucional e crime, é burrice.
    As pesoas não separam nem lixo reciclável e de repente surgem com essa piada. Tem que rir pra não chorar.

    ResponderExcluir
  2. João, não sei se você conhece uma gravação antiga da Elba Ramalho: 'Nordeste Independente', onde, já nos 80, ela responde - com bom humor - a essa insinuação. Vou tentar achar no youtube.

    Abraço-coração-brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Essa foi uma eleição realmente curiosa, se o resultado fosse diferente, seria legitima e "a verdade teria prevalecido". Tanto em redes sociais quanto na rua, votar em Dilma significava ser apontado e mal visto. Pela primeira vez pude sentir como é participar de uma "minoria", como homossexuais e seguidores de algumas religiões.
    Sobre a divisão do país, vejo isso como uma atitude infantil, quase como a de um bebê quando chora. Vivemos a era do bolsa esmola, adultos infantis juventude cabeça de vento.
    Se Aécio fosse eleito, seria meu presidente, como seria de toda a população. Não votei nele, não gostei de seu governo em Minas, muito menos de suas atividades como senador, mas ainda sim seria meu representante, eleito democraticamente.
    O problema no Brasil não esta em seus políticos, mas sim em seus cidadãos, a corrupção que corre lá é igual a daqui de baixo.

    ResponderExcluir
  4. João, o assunto é sério mas não preocupante a democracia é isto : governo do povo.A corrupção não é só do governo mas do país do "jeitinho".Enquanto eu levo vantagem não é corrupção mas quando o outro leva vantagem aí sim, é corrupto.
    A honestidade deve começar na base familiar e na educação do povo.
    Aqui vai uma poema de João Cabral
    Tecendo a Manhã

    Um galo sozinho não tece uma manhã:
    ele precisará sempre de outros galos.
    De um que apanhe esse grito que ele
    e o lance a outro; de um outro galo
    que apanhe o grito de um galo antes
    e o lance a outro; e de outros galos
    que com muitos outros galos se cruzem
    os fios de sol de seus gritos de galo,
    para que a manhã, desde uma teia tênue,
    se vá tecendo, entre todos os galos.

    E se encorpando em tela, entre todos,
    se erguendo tenda, onde entrem todos,
    se entretendendo para todos, no toldo
    (a manhã) que plana livre de armação.
    A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
    que, tecido, se eleva por si: luz balão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe o palavreado Donalou, mas, esse papo de separatismo me enche os picuás!!

      Excluir
  5. Ai sim Joao. Ai vc foi curintia.
    Eh nois.
    No aparheid
    NARDO

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Saudades!!! Como sempre, texto fantástico! Realmente é foda e revoltante falar em separatismo ou em apartheid atualmente, Nelson Mandela deve estar revirando-se no túmulo, mesmo não sendo brasileiro. Mas quem seria insano em concordar com esse disparate? É João, continue ouvindo Belchior aí, e eu, Zé Ramalho aqui. " Admirável Gado Novo "! Você é o cara! Grande abraço. Dóris.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Saudades!!! Como sempre, texto fantástico! Realmente é foda e revoltante falar em separatismo ou em apartheid atualmente, Nelson Mandela deve estar revirando-se no túmulo, mesmo não sendo brasileiro. Mas quem seria insano em concordar com esse disparate? É João, continue ouvindo Belchior aí, e eu, Zé Ramalho aqui. " Admirável Gado Novo "! Você é o cara! Grande abraço. Dóris.

    ResponderExcluir