terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MORANDO NO EXTERIOR


Um leitor da Nova Zelândia entrou no meu blog e escreveu o seguinte comentário:

"- João Neto, adoro ler suas crônicas, peço que não fique muitos dias sem escrever, lendo-o sufoco minha saudade do Brasil; suas crônicas levam um pouco da minha história”.

Pois bem, caro Humberto, quando terminei o serviço militar obrigatório, em 1979, recebi convite para trabalhar no Iraque, Construtora Mendes Júnior, especificamente em Bagdá.

Apesar da possibilidade de rendimentos 30 vezes maior do que eu recebia, trabalhando de serralheiro, no Brasil tenho que confessar, Humberto: Os petrodólares da antiga Mesopotâmia não me seduziram.

É evidente que, quando saímos do país, além de novos horizontes e dinheiro,  saímos mesmo é em busca da felicidade.

Hoje, lendo seu depoimento, fiquei um tanto entristecido quando afirmou que sentia falta do arroz com feijão da sua mãe, dos amigos de futebol, de pescar lambaris na represa de Chavantes, do seu Corinthians e saudade de Ourinhos. Acho que você exagerou quando disse que tinha saudades, até, do som do carro da pamonha (pamonhas, pamonhas, pamonhas!) e do Jornal Nacional.

Portanto, sou obrigado a alertá-lo que:

- Acredite se disserem que o Brasil continua lindo e o sol continua morando por aqui;

- Se tecerem elogios a políticos brasileiros, é mentira;

- Se disserem que o Brasil é o país da corrupção, é uma verdade absoluta!;

- Se contarem que, seu Corinthians conquistou a América e o Mundial do Japão, sem roubos, acredite em parte;

- Se perguntarem se Buenos Aires é nossa capital, mande pra pqp;

Apesar do lindo sol do Brasil, tudo que assistimos, ao Sul da linha do Equador, é dose pra elefante!

Veja o que estaria desfilando à frente dos seus olhos: axé music, Faustão, sertanejo universitário, Gugu, Ricardo Teixeira, funk, mensalão e petrolão, R.R. Soares, Luciana Gimenez, livros de auto-ajuda, Ivete Sangalo, camaro amarelo, Silas Malafaia, Datena, Michel Teló, Andréz Sanches, Lula, big mac,  vaiii Corinthians (afff!), Luan Santana, Valdemiro Santiago, calendário Maia, Marcos Valério, entre outros lixos!

Não dá pra aguentar Humberto, sugiro que continue curtindo o frio de Auckland.

Fique tranquilo - vez em quando mando notícias!
  



Um comentário: