sábado, 28 de abril de 2012

DE VOLTA PARA O FUTURO


No exato momento em que retiro de dentro de uma pasta, um tanto envelhecida, meu “histórico escolar”, sinto um misto de saudosismo e expectativa.

Saudosismo sim, pois naquele papel, amarelado pelo tempo, está contido uma parte da minha vida. Vendo os números e anotações, passa um filme dos meus tempos de estudante: os amigos, os professores, enfim, o ambiente escolar. Percebo que as maiores notas são das matérias e professores que eu mais me identificava, por outro lado a nota 6,5 foi o máximo que consegui em Química e Física, por motivos óbvios.

E como falar em expectativa diante de documento tão antigo?

Pois é, vejam o contra-senso! Estou às portas da aposentadoria e, paralelamente, juntando documentação para efetivar minha matrícula, para ingresso em curso superior.

- Mas só agora? Perguntarão alguns.

Falando com sinceridade foi falha minha. Penso que se tivesse me esforçado, um pouco mais, teria encontrado tempo para minha graduação.  Como o tempo não pára, diria o poeta, sinto que, o tempo, é agora!

Tá certo que meu curso será à distância, aquele que os especialistas em Educação chamam de EAD. Esses mesmos especialistas, também, afirmam que a educação escolar, do futuro, se confunde com o ensino à distância. Tenho ciência que terei minhas atividades, basicamente, pautadas em aulas on-line e, certamente, algumas presenciais, porém, o sucesso desse desafio depende, apenas e tão somente, de meus esforços – acredito nisso!

Estou ansioso para o início das atividades, me sentindo como uma criança se preparando para o primeiro dia de aula no Grupo Escolar. Ainda existem Grupos Escolares?

É evidente que sentirei falta dos colegas de classe, dos professores, da hora do recreio, da minha mãe arrumando meu uniforme. A escrita dará lugar à digitação, não haverá quadro-negro, desenho com giz, o carimbo de “parabéns” no canto alto do caderno de caligrafia, o estojo com lápis de cor, a borracha de apagar Faber-Castell e o lápis preto nº 2, quase sempre, mal apontado. Desculpem, são “recuerdos de niño, solamente!”

Espero que essas tecnologias digitais sejam minhas parceiras nessa nova empreitada, e que tudo corra como o esperado. 

Se o problema, durante anos, foi o tempo, agora basta adequá-lo ao meu tempo. Acredito que terei sucesso na conclusão desse curso, pois, como de costume, tenho a mania de fazer as coisas acontecerem, e bem feito.

Pro inferno os pessimistas que anunciam o fim dos tempos com suas trombetas, 2012 na verdade, é tempo de renovação - é tempo de recomeço - é tempo de ser feliz!

Boas aulas para mim!




Nenhum comentário:

Postar um comentário