quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O FRIO DAS MADRUGADAS


Nunca descobri o motivo pelo qual, Padre Bernardino, tocava na torre da Capela Nossa Senhora de Guadalupe, todas as quartas-feiras, exatamente às quatro horas da manhã, a música “IL Silenzio”, de Nini Rosso.

Naquelas madrugadas frias de 79 eu cortava Ourinhos a pé, da minha casa até o Tiro de Guerra, ao lado do Monstrinho. Minha mãe levantava às três e meia deixando minha farda arrumada e meu cafezinho pronto, no bule. 

Solitariamente eu subia a Rua Dom José Marello rompendo o frio no rosto, ouvindo o trompete de Nini Rosso, cortando a madrugada. Os cachorros da vizinhança me conheciam, economizavam latido quando ouviam meus passos. Os cães foram, durante aquele ano, minha companhia naquelas ruas de asfalto frio e naquele breu...  Ouvia-se, também, o apito dos guardas-noturnos riscando a noite.

Era um outono triste...

Inevitável o paralelo dessa canção com as obrigações militares, sem esquecer, também, a carga fúnebre que a melodia carregava em si.

Quantas vezes senti vontade de arrancar aquela escuridão como quem arranca um lençol estendido no colchão! Quantas vezes senti vontade de arrastar os ponteiros do relógio, para que amanhecesse mais rápido e, aparecesse um monte de anjos coloridos, para enfeitarem as manhãs de minha mãe com uma manta, bem quentinha, e uma deliciosa mesa de café!

A escuridão da noite fez com que eu desse mais valor às minhas manhãs e, a luta de minha mãe, fez com eu conhecesse a grandeza de Deus, bem como, os anjos que Ele coloca em nossas vidas... Minha mãe foi o anjo colorido que Deus mandou pra mim.

Hoje, passados quase quarenta anos, consigo ouvir o trompete de Nini Rosso de forma acalentadora e confortante.

Nessa noite sem nuvens, essa canção - feito estrelas, entra em minha alma de forma emocionante e comovente. Isso me obriga a mandar um recado para minha mãe, bem baixinho, pertinho de seu ouvido, dentro do seu coração, onde quer que ela esteja:

- Buonanotte amore, buonanotte Mamma!


10 comentários:

  1. Muito legal... e eu adoro o trompete de Nini Rosso!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, encantador.
    Eu defino o tanto que um texto é bom quando ele me faz chorar. E este me fez chorar muito. É como se eu estivesse na cena com você.
    Na minha opinião, este é o melhor de todos, parabéns!
    Amo você

    ResponderExcluir
  3. O que vc lembrou Marreco!
    Tenho essa música encalacrada nos meus ouvidos!
    De tão triste esses tempos chega dar saudades!
    Abraços

    Reginaldo Minucci

    ResponderExcluir
  4. Acho que todos os textos que envolvem sua mãe, vc deixa bem claro como gostaria de ter lhe proporcionado uma vida melhor!
    Seu coração é grandioso, e vc colocou amor e tristeza em uma sintonia perfeita neste texto!

    ResponderExcluir
  5. Ficou sim, Joao Neto. Principalmente para quem tambem viveu uma historia parecida... todas as madrugadas sua mae levantando e por que nao dizer, servindo o exercito junto com a gente...

    ResponderExcluir
  6. Quando se fala de mãe as palavras vêm das entranhas por isso são tão comoventes e ainda mais recheadas com o som do trompete de Nini Rosso! ( não conheço mas deve ser marcante ) vou pesquisar e postar .Manhã de sábado

    ResponderExcluir