quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MÉDICO DO TRABALHO


 Anualmente, por determinação do Ministério do Trabalho, passamos por uma bateria de exames de saúde. 

 Trata-se de um procedimento rotineiro – nossos exames periódicos ou check-up, se assim preferirem.

 A maioria das pessoas pode entender que se trata de uma relação fria, onde o médico examina o trabalhador, direciona os exames, verifica os resultados e providencia os respectivos encaminhamentos, para correção de alguma anormalidade nesses exames, se houver. 

 É assim mesmo que funciona, ou, deveria ser assim.

- Por que, deveria ser assim?

 Meus queridos mortais: estamos falando de uma relação capital x trabalho, portanto, esse procedimento deveria trazer consigo a frieza de um iceberg e a lógica de uma equação matemática.

 A surpresa, para mim, é o comportamento do médico responsável pela saúde dos trabalhadores da nossa área! Uma verdadeira aula de competência e outra aula de relacionamento humano!

 Ao ser anunciada a minha vez de ser atendido, ele abre a porta, sorri e diz: 

- Olha aí o nosso poeta! 

 Não sei de onde tirou que sou poeta, mas ter o grande Doutor Pedro Mitihisha Fukuda, como leitor de minhas crônicas, é uma baita massagem no ego. Tão bom quanto ganhar na loteria - acredito que seja, afinal, nunca ganhei na loteria!

 Nossa conversa vai além da pressão arterial, da audiometria e peso x altura. Conversamos sobre a família, sobre vícios, alcoolistas, bife com arroz-doce e sobre a vida como vida, enquanto vivida ou enquanto doce.   

 Doutor Pedro, todo os anos, pergunta dos meus colegas de trabalho, um a um, e ainda quer saber como estão, todos. E faz isso olhando nos olhos. Isso o faz diferenciado.

 Fiquei surpreso ao ver seus olhos brilharem quando falei que o medicamento que me receitou para corrigir um problema, eliminou também, a dor de cabeça crônica que me acompanhava havia anos.

 Num ambiente onde as relações profissionais se sobrepõem às relações humanas, quase sempre sem borboletas nos jardins, encontrar um profissional que cuida de vidas e fala da vida com esperança e bom-humor, feito Doutor Pedro, é acreditar que Deus, ainda, não se esqueceu de nós!


Um comentário:

  1. Existem ,ainda ,os seres humanos,médicos, que criam vínculos com seus pacientes .Parabéns,Dr Pedro e é isso mesmo você é a lembrança de que
    Deus, ainda, não se esqueceu de nós!"

    ResponderExcluir