segunda-feira, 29 de outubro de 2012

QUEM FOI BEETHOVEN?


 Sou do tempo em que, literalmente, se escrevia textos com a ponta da caneta.

 Hoje, adaptado às tecnologias, digito textos - simplesmente digito textos, eu disse!

 Ganhei em agilidade, porém, o corretor automático, dentro dos editores de textos, me tirou a oportunidade de pesquisar palavras no Aurélio, bem como, recorrer à enciclopédia para dirimir dúvidas. Sem contar o distanciamento dos livros de gramática para compreensão de possíveis e naturais erros ortográficos.

 Essa “comodidade”, apesar de positiva tende a nos transformar em autênticos “burros” funcionais.

 Com relação ao assunto, que ora discorro, lembrei-me de um acontecimento ocorrido há muito tempo.

 A empresa em que eu trabalhava necessitou de uma moça para a função de auxiliar de escritório. O salário era uma miséria, por isso, apareceram apenas duas candidatas. 
Uma era bonita, gostosa, voz orgástica feito locutora de aeroporto. A outra era mais feia que o capeta chupando manga debaixo de um guarda-chuva, comprado no Paraguai, além de fanhosa!

 Meu patrão pediu para que eu aplicasse uma provinha para as jovens. Na verdade, a prova consistia em responder uma única pergunta: “Quem foi Beethoven?” – somente isso! O objetivo era, apenas, verificar a redação das moças.

 As respostas estão relatadas da maneira em que foram escritas.

 A feia, que se chamava Cleusa, escreveu o seguinte: “Beethoven, na verdade, se chamava Ludwig van Beethoven, foi um compositor alemão de música erudita. Sua personalidade forte o transformou no típico gênio que vive a margem da sociedade. Suas obras estão entre as maiores de todos os tempos (especialmente sua 9ª Sinfonia e obras posteriores)”.

 Priscila, a gostosa, respondeu: “Betovi foi um caxorro da rassa São Bernado que trabalhô num filme”.

Adivinha quem o Moisés Moya contratou? Isso mesmo, a Priscila!

 Revoltado, fui falar com o Moisés, o qual justificou sua, errada, escolha:

- João, para os “errinhos” da Priscila o editor de textos dará uma ajuda, mas, para a feiura da Cleusa não há, no mundo, um corretor automático que possa dar jeito!

Fui obrigado engolir!

2 comentários:

  1. ISSO É UMA REALIDADE. AS FEIAS SÃO SEMPRE PRETERIDAS.
    mORRI DE RIR! BOA JOÃO

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo João Neto, estou rindo até agora...kkkkkkkkkkkk
    Betovi é pá cá bá.
    Abraço
    Alcir

    ResponderExcluir