sábado, 25 de fevereiro de 2012

CINCO SENSOS


Eu estava irritado de tanto ouvir falar, dentro da nossa empresa, do tal 5S.  Pra dizer a verdade, eu nunca consegui guardar na memória a relação daquelas palavrinhas japonesas com nossa qualidade de vida e o significado de cada senso. Sempre misturei o que cada uma daquelas palavrinhas (chatas) queria dizer.

Ocorre que a: utilização, ordenação, limpeza, saúde e higiene, e autodisciplina (hã hã em português fica mais fácil) devem estar presentes nas nossas vidas, todos os dias, senão tudo tornará um grande descontrole, improdutividade, bagunça.

Observe que é fácil praticar os CINCO SENSOS.

Utilização: não se apegue a coisas ou objetos que você guarda há anos e nunca usou nem vai usar, pra nada. Roupas, sapatos velhos, abridores de lata - quebrados, faca sem ponta, relógio parado (há anos o desgraçado marca meio dia e vinte e cinco), garfos tortos, alças sem malas e malas sem alças. Jogue tudo isso fora, além de encher o “saco” dá azar. Você verá quanto espaço vai sobrar nos seus armários.

Ordenação: aprenda a guardar as coisas no lugar certo. Gaveta de calcinha não é lugar de salame nem rapadura. Pratos terão que estar, sempre, no lugar dos pratos. Separe os devedês, filmes infantis de filmes adultos, músicos de qualidade não se misturam com artistas que se apresentam no Faustão ou no Gugu, portanto, Oswaldo Montenegro, Germano Matias e Titãs devem estar separados de Michel Teló e Luan Santana, aliás, nem traga esses dois lixos pra dentro de casa. Material de limpeza tem que estar longe do arroz e do feijão. Ganhe tempo com isso. Você encontrará o que quer até no escuro.

Limpeza: tudo deve estar limpo, asseado. Nesse senso é melhor ser direto e objetivo e saber que coisa limpa cheira bem, coisa suja cheira mal - faz mal!

Saúde e Higiene: nada mais abominável que falta de higiene. Higiene é sinal de saúde e saúde é puro bem estar. A falta de higiene e asseio, pelo contrário, reflete decadência. A higiene corporal atrai a falta dela nos apequena. Importante também é a higiene mental. Esteja sempre em paz, trabalhe e viva com alegria, seja feliz!

Autodisciplina: o mais importante dos sensos.  É a manutenção de todo processo. Pratique sempre os 5 sensos e tudo melhorará no seu dia-a-dia.

Para complementar e para fechar o processo agora nos deparamos com os 3R’s, ou seja, reutilização, reciclagem e redução:

Reutilização: é o reaproveitamento, é utilizar algo aparentemente sem aplicabilidade, ex.: folhas de relatórios ou ordens de serviços concluídas e que estão impressas em apenas um dos lados. Use o verso para rascunhos, por exemplo. Viu que legal!

Reciclagem: é mandar para reprocessamento materiais que tiveram esgotadas suas utilidades. Ex.: folhas de relatórios ou ordens de serviços concluídas e que já foram utilizadas no verso como rascunho. Importante lembrar que toda matéria pode ser reprocessada.

Redução: vamos continuar usando como exemplo aquela folha de relatório ou ordem de serviço. Será que tudo que foi impresso teria mesmo que ser impresso? Já percebeu quanto de material nós usamos sem necessidade. Aqui o bom mesmo é usar a consciência. Nada mais!

Podemos até não aceitar ou não praticar os cinco sensos, porém, não estaremos usando o bom senso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário